fundonov.png

2º FÓRUM INTERNACIONAL AGRO i4.0 JORNADA EXPERIMENTAL 

PALESTRANTES

Patrocínio Premium

Patrocínio Master

Apoio de Divulgação

Realização

21/11 (09h-10h30) PAINEL 1 - Transformar para Agregar Valor, com menor esforço e de forma sustentável.

Eduardo Müller Saboia - CEO e Founder Agrofácil Treinamento e Consultoria

Mestre em Adm. Estratégica (PUC-PR), MBA em Agronegócios (Esalq/USP), Pós-graduado em Gestão Industrial (FAE Business School) e em Business Management (ISVOR), formação avançado em gestão (Amana-Key), Engenheiro Industrial Mecânico e Técnico (CEFET-PR). 21 anos de mercado. Trabalhou na Denso do Brasil, Renault do Brasil e na última década como gerente de Business Intelligence, Administração de Vendas e Planejamento de Vendas para a América Latina na CNH Industrial (New Holland | Case IH). Foi Prof. convidado UFPR Agro i4.0 e é CEO Agrofácil Treinamento e Consultoria. Membro do Lean  Farming Discussion Group, com mais de 200 profissionais de 17 países. Tem capítulo de livro publicado pelo ICIEOM/Enegep e artigo publicado em onze países em quatro continentes, com destaque para a citação no European Journal Industrial Engineering e no International Journal of Mechanical Engineering and Robotics Research, além de quinze artigos não-científicos publicados no Jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, e revista HorizonteA, especializada em Ciências Agrárias e Agronegócios, na Argentina.

Alex Leite - Diretor Educacional na Live University

Alex Leite é Diretor Educacional da Live University, Keynote Speaker e um apaixonado pela busca da prática e geração de resultados. Criador de um dos modelos de ensino mais inovadores da atualidade: o Lexsys. E ao longo de sua carreira já contribuiu na formação de milhares de alunos.  
Mestre em Administração pela FGV, com formação executiva em estratégia pela University of California Berkeley, MBA em Gestão de TI, responsável por grandes projetos em organizações como 3M, Bradesco, ArcelorMittal, Gerdau, Itaú, Vivo, Petrobras, SAP, Natura, Saint Gobain, Vale, Votorantim entre outras. Um dos autores do livro “Capacidades Dinâmicas e Renovação Estratégica”.

Mauricio Varela - Gerente Comercial Brasil e LATAM na SIMA Software S/A. (ARG)

Engenheiro agrônomo com Mestrado em Agronegócio, com +8 anos de experiência em diferentes cargos na indústria: P&D, vendas, marketing, produção, consultoria e empresário em AgIT. Isso me deu uma visão ampla e capacidade de analisar o negócio agrícola, não só na Argentina, mas nos demais países que já vivi como Colômbia, Itália, Austrália e Brasil. Dentre minhas habilidades destaco falar em público, ser inovador, capacidade de resolução de problemas, adaptabilidade e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e multiculturais, treinamento constante e conhecimento técnico.

21/11 (10h30 -12h) PAINEL 2 - Desmistificando a Impressão 3D de Alimentos.

Fernanda Condi de Godoi  - R&D Expert , Tessenderlo Innovation Center

Engenheira química atuando como cientista de materiais, apresenta hoje o potencial que a tecnologia 3D possui em criar novos produtos com estrutura e funcionalidade diferenciadas. Produtos que ainda não existem. Possui doutorado em Engenharia Química pela UNICAMP. Como pos-doc, fez parte de sua pesquisa na Universidade de Queensland (Austrália). Tem experiência em desenvolvimento de produtos e processos, com ênfase em: biomateriais, impressão 3D, processos de separação e reologia. Atualmente, Fernanda é cientista de materiais no Centro de Inovação do Tessenderlo Group (Bélgica).

Janaína Dernowsek  - Empreendedora, Consultora e Pesquisadora na área de Bioimpressão 3D | BioEdTech | Bio.inn |

Bióloga geneticista, Cofundadora da startup Bio.Inn, focada no desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos de alta performance utilizando bioimpressão de tecidos e engenharia genética. Cofundadora da startup BioEdTech, focada em capacitação e desenvolvimento em bioimpressão de tecidos.

Augusto Terra  - Founder e Investidor da Food Ventures

Augusto Terra é engenheiro de alimentos, empreendedor, investidor e fundador da Food Ventures. Com o potencial do Brasil em tornar-se referência em inovação na cadeia de alimentos, tornou sua missão transformar a forma como alimentamos o mundo. Augusto dedicou os últimos anos desenvolvendo negócios ligados a inovação, incluindo uma startup na área de turismo e outra na distribuição de alimentos para restaurantes. Atuou e participou do ecossistema brasileiro de inovação com passagem por aceleradoras, envolvimento com empresas juniores, palestras e apresentações em eventos sobre o potencial da tecnologia e o impacto na alimentação global. Foi Speaker do SingularityU summit em 2019 para falar do potencial do Brasil no desafio da cadeia de alimentos mundial.

23/11 (19h-20h30) PAINEL 3 - Ciência de Dados para o Agronegócio 4.0.

Donald Neumann, Ph.D  - CTI Global | Insper | Live University.

Consultor, professor e entusiasta em ciência de dados e inteligência artificial. Sócio responsável pela unidade de Data Science e Gestão da Cadeia de Suprimentos na CTI Global. Professor no MBA em Ciência de Dados da Live University. Foi professor do Departamento de Administração Geral e Aplicada na Universidade Federal do Paraná. Foi Gerente de Demanda no O Boticário onde estruturou e liderou uma equipe de cerca de 30 pessoas. Constituída por três núcleos distintos, foram responsáveis pela geração do plano de vendas de todos os produtos da marca, além de manter o processo de planejamento colaborativo com os principais clientes da organização. Por fim, estruturou um núcleo de Data Science responsável por suprir outras áreas e equipes com análises de dados  avançadas. 

Gustavo Spadotti A. Castro  - Supervisor na Embrapa Territorial.

Engenheiro Agrônomo (2005), Mestre (2009) e Doutor (2012) em Agricultura (Fitotecnia) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP/Botucatu Trabalhou como professor em universidades particulares e pesquisador em empresas de fertilizantes. Desde 2012 é Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Por quatro anos fez parte do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amapá, onde foi Supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT). Em 2015 transferiu-se para a Embrapa Monitoramento por Satélite, dentro do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE). Desde 2018 é supervisor do Grupo de Gestão Territorial Estratégica (GGTE) da Embrapa Territorial, coordenando equipe de 8 analistas e pesquisadores nos projetos: Macrologística Agropecuária, Cadastro Ambiental Rural e Sistema de Inteligência, Gestão e Monitoramento dos Cerrados. Autor de livros e artigos científicos, palestrante, colunista, revisor.

Matheus Eduardo dos Santos - Data  Scientist na CNH Industrial

Engenheiro Mecânico, formado pela UNESP de Bauru em 2007, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Com 13 anos de experiência em Indústrias de grande porte, sendo 10 deles na CNHi. Em 2016 resolveu migrar

para a Ciência de Dados, estudando por conta própria. Há 1 ano e meio no time de Digital, é entusiasta em grande volumes de dados do mundo AGRO.

23/11 (20h30-22h) PAINEL 4 - Cultivo e Controle Inteligente 4.0

Emílio Garnham - Diretor Comercial no Grupo Zasso.

Engenheiro Agrônomo com 20 anos de experiencia em Gestao de empresas do Agronegócio LATAM. Sólida experiência em gestão de empresas Startup, e/ou, em reestruturação organizacional. Participação em planejamento estratégico, reformulações estruturais e gestão de negócios. Vivência em aperfeiçoamento de gestão de processos e gestão operacional. Implantação e desenvolvimento de projetos estruturais agro Comercial - Operações – QA – Logística. Gestão de recursos humanos, formação, treinamento e desenvolvimento de equipes multidisciplinares. Auditor ISO9000. Segmentos : Sementes, HF, Grãos, AgTech 

Marcos Nascimbem Ferraz - Gerente Comercial at Smart Agri and Smart Sensing Brasil

Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP e mestre em Engenharia de Biossistemas pela mesma instituição. Atua desde 2006 na área de agricultura de precisão e tecnologia agrícola. Atuou durante 6 anos com desenvolvimento e comercialização de tecnologia embarcada. É sócio fundador da empresa Smart Agri onde atua desde 2015 com consultoria e desenvolvimento de projetos de inovação, é também sócio fundador da empresa Smart Sensing Brasil, empresa responsável pela comercialização de sensores e tecnologias para pulverização localizada. É presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP).

Mr. Sandeep Kondaji - Co-founder e CEO da Krishitantra (Udupi, Karnataka, Índia)

Um empresário astuto e empreendedor em série com mais de 10 anos de experiência, Sandeep Kondaji se especializou em engenharia de instrumentação na Visvesvaraya Technological University. Ele iniciou sua carreira no Oriente Médio, onde iniciou sua jornada empreendedora na telemática. Seu interesse em energia sustentável e experiência em consultoria em edifícios verdes, levou-o a dedicar seu conhecimento e esforços para resolver os desafios globais na agricultura. Orgulhando-se de sua linhagem de agrários e armado com uma sólida formação técnica, suas aspirações eram obrigadas a encontrar uma solução para as adversidades dos problemas dos agricultores. Sandeep conviveu com dois de seus associados e descobriu que “Krishitantra” inspirou o start-up com a intenção de trazer felicidade aos agricultores. Sua empresa recebeu um aporte milionário neste ano visto a revolução que tem feito no campo.

24/11 (19h-20h30) PAINEL 5 - Capacitação da mão-de-obra 4.0

Dra. Silvia Massruhá - Chefe Geral da Embrapa Informática Agropecuária.

Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e mestrado na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, com aproximadamente 100 publicações técnico-científicas e 25 softwares. Tem formação complementar em desenvolvimento de habilidades gerenciais pela Fundação Dom Cabral e em gestão avançada pela Amana-Key. Atualmente participa como membro de  vários conselhos: Conselho Diretor da SBIAGRO, Conselho Superior da Fundação Fórum Campinas Inovadora – FFCI, Conselho Consultivo Fundador do HIDS – Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável, Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas  Eldorado,  Conselho consultivo do Manifesto Brasil5.0 liderado pelo Instituto Micropower, Comissão de Agricultura de Precisão e Digital do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e membro da Câmara do Agro 4.0, criada pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). Nos últimos anos tem articulado projetos e parcerias nas áreas de  IoT Rural, Inteligência artificial, Bigdata e Analytics e tem participado do movimento de Agtechs atuando em programas de aceleração e mentoria de startups visando contribuir para a consolidação do ecossistema de inovação para Agricultura Digital no país.

Marina Fusco Piccini - Fundadora e CEO da Agroschool

MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua no agronegócio desde 2003 e trabalhou em multinacionais, corretoras de mercado futuro e trading, nas áreas de Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Comercial, Gestão de Riscos e Comercialização. Fundadora da AgroSchool, uma empresa de treinamentos com foco em agronegócio, cujo intuito é de capacitar e compartilhar informações através de uma linguagem simples, fácil e bem objetiva.

Rodrigo Loncarovich - Fundador e CEO da Agro Academy

É o fundador da Agro Academy, que tem a missão de fornecer para os agricultores, trabalhadores rurais e suas famílias uma educação de alta qualidade a qualquer hora e lugar. Tem MBA em Negócios Digitais Administração, Negócios e Marketing pela Descomplica (2020), Mestre em Agricultura de Precisão pela Universidade de Santa Maria (2014) e é Tecnólogo em Mecanização em Agricultura de Precisão e Mecanização Agrícola pela Fatec Shunji Nishimura  (2012).

24/11 (20h30 - 22h) PAINEL 6 - Bioenergia - combustível e fazendas autosustentáveis.

Dr. José Dilcio Rocha - Pesquisador da Embrapa Territorial Campinas/SP.

Engenhario Químico (UNICAMP 1990). Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos (UNICAMP 1993) e Dr. em Engenharia Mecânica (UNICAMP 1997). Trabalhou como pesquisador visitante na University of Strathclyde, Glasgow, Escócia (1994-1996) e no National Renewable Energy Lab, Golden, Colorado, EUA (1997-1999). Como consultor, trabalhou (2000) no CENBIO-Centro Nacional de Referência em Biomassa, em São Paulo, e de 2001 a 2005, no NIPE-Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da UNICAMP. Co-fundador da BIOWARE Tecnologia, empresa spin-off do INCAMP (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNICAMP). Atualmente trabalha para a EMBRAPA-Centro de Agroenergia em Brasília, Brasil. Experiência profissional e acadêmica nas áreas de bioenergia, principalmente nos temas de conversão térmica de biomassa, bio-óleo, pirólise, gaseificação, energias renováveis ​​e leito fixo e fluidizado.

Cícero Jayme Bley Júnior - CEO Bley Energias - Estratégia e Soluções / FIEP.

Projetista, desenvolvedor, orientador, mentor de projetos e estratégias de uso do biogás como fonte rentável de energia elétrica, térmica e combustível. 31 anos dedicados à Gestão de Resíduos Urbanos e Rurais, com recuperação energética. Graduado em Engenharia Agronômica (UFPR), Especialização em Ciências do Solo (UFPR) e Mestre em Engenharia Civil, Cadastro Técnico e Multifinalitário e Gestão Territorial (UFSC). Projetou, implementou e conduziu diversos trabalhos relacionados ao biogás em vários estados brasileiros. Fundador e CEO da Bley Energias - Estratégias e Soluções, além de Apoiador Técnico do Conselho Temático de Energias da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). 

25/11 (19h-20h10) PAINEL 7 - Pecuária 4.0

 Pedro  - CEO da Olho do Dono

CEO da Olho do Dono, agtech que desenvolveu um software que utiliza câmera 3D para estimar o peso do . gado bovino. Vencedor do 1º TechCrunch Startup Battlefield Latam Melhor Agtech Brasileira - ItertechAgro - Intercorte 2018. Mestre em Ciência da Computação (UFES - 2007), graduado em Ciência da Computação (UFES - 2004). Foi professor de Pós-Graduação da Universidade VIla Velha (UVV).

Paulo Macelo Dias  - CEO e Co-Founder da GA Gestão Agropecuária

Paulo Marcelo é zootecnista, mestre em Produção Animal e especialista em ciência de dados e inovação. A partir da sua ampla experiência em gestão pecuária conquistada por anos de dedicação a grandes grupos do setor, Paulo fundou a Gestão Agropecuária (GA) em 2007 com o propósito de transformar as fazendas em empresas rurais adotando tecnologia e inovação para estabelecer processos eficientes e controles precisos da produção e da rentabilidade. A GA se tornou a principal parceira dos produtores e uma das mais inovadoras empresas do agro com suas soluções implantadas em 66% dos confinamentos brasileiros. Atualmente, a GA gerencia mais de 6,5 milhões de cabeças por ano nos sistemas de cria, recria, engorda a pasto e confinamento. São mais de 500 clientes e 2 mil usuários no Brasil e América Latina com mais de 29,5 milhões de pessoas alimentadas pela carne produzida com o apoio das soluções da GA.

25/11 (20h15-21h40) PAINEL 8 - Gestão e Inovação para o Agro 4.0

João Rebequi - VP LATAM na Valley Irrigation (USA).

Executivo sênior com sólida experiência em negócios internacionais, principalmente no setor agrícola. Minha experiência foi construída em gestão de P&L, desenvolvimento de concessionárias, vendas, marketing, gestão geral e liderança de mudanças sempre no Agronegócio.

Também tive oportunidade de ser Professor ao mesmo tempo que formava minha trajetória executiva. Por dois anos fui Professor de Marketing no Centro Tecnológico da Universidade Positivo ao mesmo tempo em que era Gerente de Marketing de Produtos da CNH Industrial. Em seguida, fui professor convidado de pós-graduação da Universidade de Uberaba, Rehagro e ISAE. Além disso, fui membro do projeto Comecaki, um dos primeiros sites de crowdfund do Brasil, lançado em 2010 e responsável por importantes projetos coletivos. Ex-Conselheiro da Fundação Triangulo (2015-2017) e da Abimaq (2014-2017).

Lucas Dierings - Diretor Comercial na eProdutor.

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal do Paraná (2018). Diretor Comercial do eProdutor, a Plataforma Digital do Produtor Rural. Participante do programa da CNA, Jovens Lideres do Agro. Diretor de Crescimento e Presidente Local eleito para 2021 da JCI Marechal Cândido Rondon. A JCI é uma escola de liderança presente no Mundo todo, que prepara os jovens para criar mudanças positivas.

Fernando Edagi - Gerente de Diversificação de Negócios – AgroFresh/America do Norte

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Fitotecnia pela ESALQ/USP, com mais de 10 anos de experiência global no setor de pós-colheita de frutas, legumes e verduras. Dedicou o início de sua carreira no setor de pesquisa e desenvolvimento de produtos visando o prolongamento da vida pós-colheita de FLV para a redução de desperdício de alimentos que ocorre na cadeia de suprimento, entre produtor e consumidor. Hoje, é responsável pelo desenvolvimento de mercado e expansão do portifólio da AgroFresh na América do Norte, incluindo a plataforma digital desenvolvida para otimizar a coleta e análise de dados referentes à produção e controle de qualidade de alimentos.

25/11 (21h40-22h) Palestra de Encerramento - Customer Experience para o Agro 4.0

Mayla Takahashi - Gerente de Customer Experience CNH Industrial SA

Mayla Takahashi é graduada em relações internacionais, com especializações em gestão de pessoas e de negócios. Possui mais de 12 anos de experiência em diferentes segmentos do mercado, conectando países e setores nas áreas de estratégia, trade marketing, treinamento comercial e experiência do cliente. Há 9 anos na CNH Industrial, atualmente é responsável pela iniciativa de Customer Experience para toda América do Sul dos Brands CNHi (FPT, Case IH/CE, New Holland AG/CE, Iveco e Banco CNH Industrial).

© 2023 POR AGROFÁCIL TREINAMENTO E CONSULTORIA. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

agrofácil@yahoo.com    Rua Pe. Agostinho, 2009, ap 601 - Bigorrilho -             Curitiba-PR CEP 80710-000